Construir uma família, casar, ter filhos é um dos grandes sonhos de muitas pessoas. Mas, para que isso aconteça de forma segura e tranquila é preciso falar sobre o planejamento familiar. Você sabe no que ele consiste e como ele pode impactar positivamente a vida de um casal?
Vamos falar sobre isso e muito mais! Se você tem interesse no assunto, continue a leitura!
O que é planejamento familiar?
O planejamento familiar nada mais é do que vários pontos abordados com o intuito de orientar mulheres e homens sobre diversos assuntos como: métodos contraceptivos, direito de escolhas sobre ter filhos ou não, prevenção de gravidez não desejada, etc.
Se o casal deseja ter filhos, o planejamento toma outro rumo, como orientações e organizações antes da chegada dos filhos.
Falar sobre o sistema de saúde e o acompanhamento dos médicos é essencial quando falamos em planejamento familiar. Isso porque é através deles que temos as informações mais eficazes sobre métodos, tratamentos, cuidados, etc.
O planejamento familiar é responsável por proporcionar o bem-estar físico e mental de todos.
Você sabia que o planejamento familiar é constatado por lei?
De acordo com a Lei do Planejamento Familiar (Lei nº 9.263/1996), vigente há 25 anos, “o Estado deve garantir condições de acesso ao planejamento familiar a todo cidadão que queira adotá-lo.” Tal planejamento está associado a um conjunto de ações de atenção integral à saúde.
Qual o objetivo e a importância do planejamento familiar?
O objetivo do planejamento é oferecer assistência quando falamos em contracepção, concepção, pré-natal, parto, puerpério, redução de doenças, saúde do recém-nascido, prevenção contra câncer de mama e próstata, entre outros.
A importância ultrapassa a orientação: seja de forma individual ou do casal, o planejamento proporciona acesso para melhores opções para que tudo aconteça da melhor forma e como desejam.
Quando planejamos o nosso futuro, todos saem ganhando. Dessa forma, podemos aproveitar cada etapa da vida com tranquilidade, qualidade e saúde!
Por isso, converse com seu parceiro, procure uma equipe médica de confiança, conheça o seu corpo, cuide da sua saúde sexual e faça um acompanhamento pré natal, parto e pós parto!
Dessa forma você terá um futuro com menos imprevistos e insegurança! Se planejar é viver com qualidade de vida e bem-estar! Faça um planejamento familiar!
Não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!