Cada vez mais pessoas estão optando por ser motoristas de aplicativo. Afinal, quem não quer ser o próprio chefe e ainda ganhar mais que um salário fixo? Se você quer entrar nessa profissão, este artigo foi feito para você!
Vamos falar sobre os principais pontos que você precisa saber antes de se tornar um motorista de aplicativo. Confira!
Por que se tornar um profissional motorista?
Você sabia que quase 80% da população já utiliza os serviços de motoristas de aplicativo? Isso significa que os ganhos dos motoristas aumentam cada vez mais, pois possuem muitas demandas.
Outro fato interessante que atua para esse crescimento é que os transportes públicos possuem muitas falhas e déficits e isso faz com que cada vez mais pessoas sejam atraídas a embarcar nessa jornada profissional.
O profissional não terá um salário fixo todo mês. Os ganhos são totalmente proporcionais a quantidade de horas trabalhadas. Ou seja, você pode ser um motorista de aplicativo como sua principal fonte de renda, ou ter esse ‘job’ como renda extra.
Quais são os requisitos dos aplicativos?
Alguns pontos são importantes e obrigatórios para ser motorista de aplicativo. Entretanto, essas exigências variam de acordo com cada plataforma. Vamos falar sobre algumas a seguir:
Uber: A Uber possui diversas categorias, desde as mais simples, até as mais sofisticadas; Algumas delas exigem carros mais simples (neste caso suas viagens são mais baratas para os passageiros), enquanto outras são mais sofisticadas.
Cabify: A Cabify não aceita carros com cores exóticas e seu ano de fabricação costuma ser maior na plataforma. Outra exigência é que o carro tenha rádio com MP3, para que os passageiros possam ouvir músicas. Além de ter ar-condicionado.
99: A 99 não possui exigências, principalmente quando falamos sobre as características do carro. Os veículos usados pelos motoristas podem ter até 9 anos de fabricação, além das características básicas como modelos 4 portas e ar-condicionado.
Requisitos para os motoristas
Além das obrigatoriedades, tipos e condições exigidas para os carros, os motoristas também têm algumas a serem seguidas. Independente de qual seja a plataforma, os documentos serão os mesmos:
– CNH definitiva (categoria B);
– A carteira de motorista deve ter especificada a sigla EAR (Exerce Atividade Remunerada);
– Certidão de Antecedentes Criminais;
– Documentação do carro (CRLV).
Além de toda a documentação em dia e o carro em boas condições, o profissional precisa de um celular que tenha o aplicativo específico para motoristas. Para isso, é importante ter sempre um carregador e um bom plano de internet.
Dicas para atender bem os seus clientes
Esses pontos que levantaremos a seguir não são requisitos dos aplicativos, mas sim, algumas dicas que farão toda a diferença em seu atendimento e serviço!
- Tenha água para oferecer para seus clientes;
- Deixe umas balinhas, bolachinhas e snacks à disposição;
- Disponibilize lenços umedecidos, álcool em gel, etc;
- Um grande diferencial é ter à disposição cadeirinha ou assento para bebês e crianças. Além do mais, isso atende à legislação brasileira.
Agora ficou mais fácil analisar se você deseja ser motorista de aplicativo! Se depois dessa leitura você decidiu que realmente quer entrar nessa profissão, nós desejamos à você boa sorte e muito sucesso!
Não deixe de assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de mais assuntos como este!